A Nasa e a ESA (Agência Espacial Europeia) iniciaram os trabalhos de planejamento da missão espacial que irá trazer para a Terra as amostras de rochas de Marte que estão sendo coletadas pelo robô Perseverance.
+Flávia Alessandra celebra 15 anos de casamento com Otaviano Costa
+ Apple confirma evento em 18 de outubro
+ PETA protesta contra rinha de galo em Far Cry 6
+ ESO capta imagens dos maiores asteroides do Sistema Solar
Chamada de Mars Sample Return (Retorno de Amostras de Marte em português), a missão se encontra atualmente em fase inicial de planejamento.
Pelo plano inicial, uma nave não tripulada irá pousar em Marte até o fim desta década. O equipamento será composto por um módulo terrestre, um robô e um foguete.
O robô, em desenvolvimento pela ESA, será responsável pela coleta das amostras do Perseverance. Esse material será depositado então no módulo terrestre, que por sua vez vai armazenar as rochas marcianas no compartimento de carga do foguete.
Esse foguete da Nasa irá então decolar de maneira autônoma até se acoplar com um módulo orbital. Nele, as rochas marcianas serão processadas, esterilizadas e seladas por um sistema automatizado. E então trazidas para a Terra.
O cuidado é necessário tanto para evitar a contaminação das amostras quanto para evitar que uma bactéria extraterrestre coloque a Terra em perigo. A expectativa é que a análise do material ajude a esclarecer se o planeta já abrigou vida em algum passado distante.